sábado, 26 de junho de 2010

Mente inconveniente

"Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento"
(Soneto de Fidelidade, Vinícius de Moraes)

Não dá, eu precisava escrever sobre isso. Ainda que às 2hs da madrugada. Ainda que com muito sono. Ainda, ou melhor, sobretudo porque não tinha parado pra raciocinar sobre o assunto.
E é justamente esse o ponto: raciocínio. Desde pequeno[SIM, já fui pequeno] eu criei [ou fui levado a criar] certos bloqueios, certas barreiras, as quais me fizeram acreditar que precisava ter muito tempo pra pensar no que fazer, antes de fazer qualquer coisa. Não vou conseguir citar situações como essas, mas acredito que não sejam tão difíceis de se imaginar.
O fato é que esse tempo pra pensar tomava[toma] o tempo de agir e eu acabava[acabo] pensando muito e chegando à conclusão de que não vale à pena arriscar; ou porque a hora de arriscar já tinha passado[passou?] enquanto eu pensava, ou porque realmente havia[há?] algo que faça não valer o risco.
Mas há momentos em que as coisas realmente passam a acontecer como nunca aconteceram.
E pra mim é muito nítido que as coisas não estão normais quando começam a chover clichês e frases prontas, justamente como aquelas que eu sempre achei[acho][acho?] besteira dizer, como: “Está tudo acontecendo rápido demais”, “Não quero confundir as coisas” e coisas do tipo.
Agora vem a parte mais difícil de [d]escrever... têm horas em que tudo - sentimentos, ações, pensamentos e reações - fazem o maior sentido do mundo. Tudo flui facilmente e não há motivos pra se pensar. Mas têm horas em que "a ficha parece cair". Mas não é que a realidade volte trazendo consigo a verdade e a coerência. Não. Essa realidade que volta só confunde mais as coisas.
E é muito estranho, chega a ser cômico. Em um momento tudo faz sentido e faz bem. Estar onde estou, com quem estou, escutando o que escuto e falando o que falo. No instante seguinte bate a dúvida: “Que que eu tô falando? Quanta bobagem. Que que eu tô fazendo? Que que eu tô fazendo aqui?”. E é nesse instante - que acaba de chegar, derrubando o sentido do texto - que eu volto a raciocinar. Inevitavelmente. Inoportunamente. Inconveniente mente.

Um comentário:

  1. Tem alguém precisando bater um papo. Saiba que aquarianos com ascendente em gêmeos são sempre bons para escutar os outros ;]

    ResponderExcluir